Consultar o e-Mail do seu domínio através da aplicação (software) via WebMail (online)
Nível de Competência Digital Requerido: Básico
Para aceder ao e-Mail diretamente no servidor online e gerir as mensagens:
- Clique no link: WebMail.NetSpot.pt ou digite webmail.oseudominio.pt;
- Insira o Utilizador: emaildominio.pt;
- Insira a Password: pass-enviada-para-si (ou a sua, caso tenha alterado a password, como aconselhamos sempre):
- Faça login e, se não for imediatamente para a caixa de entrada, clique:
- Terá uma destas visualização, mediante do seu dispositivo:
- Alterar a sua Password:
- Clique no botão Webmail Home, no menu lateral esquerdo (barra escura), no PC, ou no menu “Hamburger” ☰ no Smartphone:
- Clique no botão “Password & Security” e altere a sua Password:
- Clique no botão Webmail Home, no menu lateral esquerdo (barra escura), no PC, ou no menu “Hamburger” ☰ no Smartphone:
Configurar* o e-Mail do seu domínio no seu software (cliente) de e-Mail: opcional
Nível de Competência Digital Requerido: Intermédio
Para proceder à configuração inicie o software (cliente) de e-Mail no seu dispositivo:
- Clique no botão do respetivo Cliente de e-Mail:
- Nas definições/configurações escolha adicionar nova conta de e-Mail;
- Escolha “Outro” tipo de conta e insira os dados, conforme o seu software:
- Se optar por configuração manual, escolha entre o protocolo POP3 ou IMAP, mediante as suas necessidades, conforme explicamos de seguida:
- POP3:
- É um protocolo que trabalha essencialmente offline, no qual o software se liga ao servidor de X em X período de tempo, para fazer o download das mensagens.
- O protocolo POP3 tem acesso exclusivo à caixa de entrada, não será possível aceder ou visualizar qualquer outra pasta.
- Por padrão, este protocolo faz download das mensagens sem deixar uma cópia no servidor, no entanto pode alterar essa definição no momento da configuração da conta.
- Se quiser consultar os e-Mails via WebMail ou configurar a conta noutro dispositivo e não tiver alterado essa definição, a sua caixa de entrada estará vazia, pelo que todas as mensagens estarão somente no dispositivo para onde foram descarregadas. Nesse dispositivo terá sempre acesso às mensagens descarregadas, mesmo sem ligação à internet, mas exclusivamente.
- IMAP:
- É um protocolo que trabalha online, sempre ligado ao servidor, sincronizando as mensagens quase que em tempo real, pelo que em questão de segundos é possível ter as mensagens atualizadas.
- O protocolo IMAP tem acesso a todas as pastas da sua conta de email e espelha o estado das mensagens, isso quer dizer que as pastas são sincronizadas tanto no servidor como no software.
- Por padrão, este protocolo faz sincronização das mensagens entre o servidor e o software, não pode alterar essa definição no momento da configuração da conta.
- Se quizer consultar os e-Mail sem uma ligação à internet ocorrerá um erro, pelo que não será possível ler mensagens offline. Por outro lado, com internet, é possível consultar os e-Mails através do WebMail e/ou de qualquer outro dispositivo.
- POP3:
- Insira os dados conforme a sua configuração [Recomendada: SSL/TLS (Ligação Segura)]:
- Utilizador: emaildominio.pt;
- Password: pass-enviada-para-si (ou a sua, caso tenha alterado a password, como aconselhamos sempre)
- Servidor de Entrada: mail.netspot.pt | Porta POP: 993 | Porta IMAP: 995
- Servidor de Saída: mail.netspot.pt | Porta SMTP: 465
Configurar* o e-Mail do seu domínio no seu e-Mail Google no Desktop: opcional
Nível de Competência Digital Requerido: Avançado
Para proceder à configuração do seu e-Mail de domínio no seu e-Mail Google aceda a Mail.Google.com, através de um Computador:
- Depois de fazer Login no seu Gmail selecione a engrenagem que encontrará no canto superior direito, junto à sua foto de perfil e escolha a opção “Ver todas as definições”:
- No painel de Definições selecione o separador “Contas e importação”, desça até à opção “Consultar o correio de outras contas” e clique em “Adicionar uma conta de correio”:
- Insira o e-mail que pretende configurar e clique em “Seguinte »”:
- Mantenha marcada a opção “Importar e-mails da minha outra conta (POP3)” e clique em “Seguinte »”:
- Neste passo deverá configurar corretamente o servidor de receção POP, da seguinte forma:
- Nome de utilizador: o seu e-mail completo, exemplo: emaildominio.com;
- Palavra-passe: pass-enviada-para-si (ou a sua password, caso tenha alterado, como aconselhamos);
- Servidor POP: mail.netspot.pt | Porta: 995;
- Marque a opção “Deixar uma cópia da mensagem obtida no servidor”, só em casos necessários;
- Marque a opção “Utilizar sempre uma ligação protegida (SSL) ao obter correio”;
- Marque a opção “Marcar mensagens recebidas”, para sejam mais fáceis de identificar;
- A última opção é uma questão de organização pessoal...
Se tudo estiver bem preenchido deverá a parecer a mensagem “A sua conta de correio foi adicionada”.
Uma vez que recebe o correio na sua conta Gmail, faz sentido enviar emails e responder a emails através desse endereço de email também, certo? Então, passamos à fase seguinte... - Mantenha marcada a opção “Sim, pretendo poder enviar correio como emaildominio.pt” e clique em “Seguinte »”:
- Preencha com o nome que pretende apresentar quando envia um e-mail, deixe marcada a opção “Tratar como um alias”, caso queira “mascarar” a sua conta gmail com este endereço (que é mais profissional). Se optar por “Tratar como um alias” este endereço será tratado como um clone do seu gmail, poderá até vir a fazer login na conta google com ele
Clique em “Passo seguinte »”: - Configure corretamente o servidor de envio (SMTP):
- Servidor SMTP: mail.netspot.pt | Porta: 587;
- Palavra-passe: pass-enviada-para-si (ou a sua password, caso tenha alterado, como aconselhamos);
- Marque a opção “Ligação protegida através de TLS” e clique “Adicionar conta »”:
Se tudo estiver bem preenchido deverá aparecer a mensagem “A sua conta de correio foi adicionada” e passaremos para a etapa da validação, na sua caixa de correio (Webmail). Aceda a Webmail.NetSpot.pt e faça login na sua conta de e-Mail. - Aceda à mensagem que a google lhe enviou automaticamente para confirmar a configuração. A mensagem contém um código de confirmação, copie este código, cole no campo de texto e clique em “Validar”.
Ou, em alternativa, clique no link de validação no corpo da mensagem do email de confirmação:
Para terminar, pode configurar uma assinatura para o seu e-mail, veja alguns exemplos, no post sobre Assinaturas de e-Mail.